terça-feira

Pelas estradas da freguesia


 Pegando no tema nomeadamente a variante do Sátão - Viseu, e a construção da auto-estrada entre Viseu e Coimbra (em alternativa ao IP3), qualquer deles, é de importância vital para o nosso conselho, além de ser um dos muitos utilizadores permanente destas duas espécies de estradas, vejo desde à muitos anos, as más condições dessas vias, é mesmo muito preocupante os perigos que elas nos oferecem, essencialmente a IP3, também pelo trafico enorme que ostenta diariamente, já Viseu – Sátão, está uma vergonha Nacional, falou-se em tempos numa via rápida com duas faixas, mas, foi só campanha eleitoralista, tenho viajado muito pelo nosso Portugal, só mesmo aqui, neste conselho que eu amo, é que vemos destas maldições, será que merecemos isto? Será de somos doutro país? Ou será que somos filhos dum Deus menor! É com grande mágoa que me custa dizer, somos um conselho dos mais atrasados do país, custa dizer mas é uma realidade, em matérias de estradas, não sei se encontraremos pior.
Troço entre Lamas – Duas Igrejas, estrada com bastante trânsito, uma vez que todo tráfego do Vale da Ribeira é por ali iniciado, atravessando quase toda a freguesia, será que nem mesmo passando algumas vezes ao dia o autocarro, não dará para perceber o perigo em que se encontra aquela maldita estrada? Será que as pessoas que ali passam várias vezes por dia, ainda não se aperceberam dos perigos que correm? Será que é preciso morrer ali mais pessoas, para se pressentir aquele caminho de vacas, mas, que passam por lá dezenas de carros por dia, está em muito mau estado, o seu piso não é reparado à mais de trinta anos, ainda é o primeiro alcatrão ali inserido, esta cheio de buracos e é muito estreito.
Troço entre Casfreires – Vila Nova de Paiva, outra aberração, perece que são dois países diferentes na sua junção, é uma via que também é utilizada com muita frequência, por dezenas de carros, meus Deus, não sei mesmo como ainda não morreu ali alguém, o perigo que ela nos oferece, no trajecto Vila Nova – Casfreires, logo a partir do cruzamento para a Orca, no sentido descendente, que perigo, será que ainda ninguém viu isto? Terá que haver vítimas mortais, para que os responsáveis reparem na "urgência" da sua alteração, ou estão à espera duma notícia com a ocorrência de um acidente que fez alguma vítima mortal?
Estranho o silêncio, daquela boa gente de Casfreires…


Vasco Rodrigues

1 comentário:

Anónimo disse...

Amigo vasco é pena as pessoas serem covardes, não darem a cara, posso ser um deles, mas, por razoes que não posso aqui identificar estou totalmente de acordo consigo, enfim é a gente que temos.
Estarei sempre ao seu lado mas, por enquanto em silencio, prometo não falta muito para quebrar tudo.
Força amigo não desista....