sábado

Casa Grande de Casfreires



É um ex-líbris da nossa freguesia que muito nos orgulha, um monumento histórico, fazendo parte do nosso grande património, esse mesmo monumento concedeu o nome que hoje a aldeia ostenta, já que a denominação original deste solar era «Casa de Freires», pertencente ao rei Dom Dinis que era seu senhorio, não se conhece a data exacta de construção do convento de outrora, mas, Frei Joaquim de Santa Rosa Viterbo no "Elucidário", refere que os Cavaleiros da Ordem do Hospital "Malta" ainda aqui residiam no reinado de Don Dinis. 
Sabe-se que foi construído por volta de 1740 e em 1753 novas obras de remodelação anexam-se ao antigo convento. São realizadas obras em 1864 que remodelam a antiga cozinha dos frades, desde então até à data vão-se verificam novas reparações, mas, nunca descoroando o traçado original. Tem passado de geração em geração, está há cerca 300 anos na mesma família, esta velha casa tipicamente portuguesa está decorada com a marca distintiva da sua época áurea: porta principal encimada por pedra d'armas, objectos de decoração marcam este solar beirão, que logrou manter toda a sua autenticidade, possui uma beleza ímpar, tanto no asseio interior como nos arranjos exteriores. 

Visível no centro da aldeia, a par da antiga capela de Santa Ana padroeira da aldeia, hoje transformado em turismo rural, visitada por muitos turistas estrangeiros, que tornam esta aldeia num lugar de singular rusticidade , inserida no lindo Vale da Ribeira, repleta de gentes do campo humildes mas fantásticas.
Um lugar a visitar por gentes do nosso conselho, quase arriscaria que 80% das pessoas da freguesia nunca visitaram esta nossa pérola,  de uma beleza extraordinária, aconselho vivamente a visitar vivendo a cultura de séculos atrás.


Vasco Rodrigues

Sem comentários: