terça-feira

Comentários « Santa Bárbara 2009»


Aos corajosos, que não só lêem só por ler, mas que têm coragem de argumentar e de transmitir a sua opinião, a favor ou contra não importa é a sua e assumem, a minha devida vénia, pois não resisti aos seus comentários, os quais transcrevo na integra, porque assumo também que este é um tema que daria um bom fórum decerto, na qual estou inteiramente de acordo com qualquer  um deles, embora confesse que fui um daqueles, que realmente não fui na procissão,mas sim de carro, pese embora não por vontade própria, mas sim colaborando com aqueles que queriam participar na festa e não podiam, por razões de saúde.

Quem me conhece, sabe perfeitamente que sou um defensor das velhas tradições, da nossa cultura, defendo com unhas e dentes o que é nosso, nunca pedi nada para mim à autarquia, ou à  Junta de Freguesia, quando o faço, é sempre em prol da nossa terra ou Freguesia, mas, por vezes, pago algumas consequências, mas, não me importo.

Voltando ao tema, o meu e de muitos mais o maior prazer era fazer da festa de Santa Bárbara, uma festa fantástica, temos potencialidades para isso, somos quatro aldeias de gentes fantásticas, humildes cheias de fé e que adoram aquela Santa, depois o local onde está inserida, a paisagem.....

Defendo, que a festa se podia realizar em Agosto, decerto que toda a gente iria a pé subindo o monte, mas com um padre a acompanhar,«aí sim, a tradição voltaria a ser o que era».

«junto uma foto de inicio, os padres e alguns fieis que foram de carro, à espera que a procissão chegasse»


1 Comentário
Srº.  I. Ferreira

Em 3 de Janeiro de 2010 21:54

Caro Vasco... O comentário é bom, mas bom era mesmo que independentemente de a festa se realizar em Agosto ou em Dezembro as pessoas fossem a pé na procissão isso é que é manter viva a tradição, do que nos adianta se cada um vai no interior do seu carro atrás ou por outra estrada para não se estragar a viatura no para arranca... A tradição desde sempre é ir a pé isso sim é viver o sacrifício de Santa Barbara... Quando se chega à capelinha esta já esta cheia de gente e na procissão também estava cheia? Não... mais fácil é ir de carro e melhor que seja de jipe... Admiro as pessoas que já ultrapassaram à muito os 50 e ainda sobem o monte... E os jovens onde estão eles... já foram... já lá estão... Diz-me qual é a diferença Agosto ou Dezembro a tradição iria-se manter ou iriam de carro isto não é culpa do Sr Abade é de cada um de nós... Porque nós é que vamos deixar morrer a procissão à Santa Barbara, diz-me em tempos não muito longe neva-se, chove-se quem levava os andores das povoações? as pessoas agora ate já são tractores e as pessoas mais levas, vão de Carro ) O Monte é Alto... Mas lindo... compensa e muito subir a pé à Capelinha de Santa Barbara...
Já agora viva o Vale da Ribeira...

 
1 comentário
Um Anónimo

Em 3 de Janeiro de 2010 23:34

Amigos como tem sido ja habitual, fui mais uma vez a pé até a Capelinha da Santa Bárbara, sabia o sacrificio que iria ter pela frente.No inicio da longa caminhada ia bem, mas com a subida ao monte as forças estavam a diminuir, o cansaço era enorme , cheguei a pensar em desistir no meio do caminho, mas desistir é dos fracros e covardes e segui em frente. Já aos pés da digníssima Mártir Santa Bárbara,não tinha lugar para me sentar, ja os bancos estavam ocupados pelas gentes que foram de carro... arranjei lugar ao pe de um familiar que se encolhei um pouco para eu recuperar as forças. Alguém dizia "fechem as portas que está muito frio" eu pensei friooo!!! onde? eu estou a transpirar, se viessem a pé não teriam frio concerteza.
Entristece-me muito o facto de ver jovens cada um no seu carro a irem apenas assistir à santa missa porque ate já se cumpre o preceito dominical que cada católico deve cumprir
E a procissão sempre me lembra ser a pé mas hoje em dia estão já todos cansados ou ricos, valha-me Santa Barbara... Jovens
Se é para toda a gente ir de carro para que tanto esforço a embelezar um tractor, levamos a imagem debaixo do braço, num carro.
Jovens vamos mater viva a tradição e vamos a pé,nem k seja a chover ou a nevar,mas pela fé que Santa Barbara nos move!
Levantai-vos vamos,Santa Bárbara merece,pois tem-nos livrado de tantos perigos.
Quem vai de carro são os velhinhos. Este ano quero ver-vos a todos subir o monte.

Sem comentários: