Denunciei, protestei e não consegui. Escrevi em artigos da Gazeta de Sátão, denunciei à C M Sátão, a lixeira em campo aberto, ao longo do caminho de Casfreires à Stª Bárbara, os serviço camarários removeram em parte o lixo ali existente, outra parte aterraram, enfim acho que o trabalho foi mal feito, mas, ficou melhor que o que estava. qual o meu espanto, quando umas semanas depois da festa de Stª Bárbara, passo de novo por ali, e cenário foi triste ao ver de novo, o grande amontoado de lixo, nos mesmos locais, (como as fotos documentam)será que essa gente não tem vergonha? Será que em casa deles, fazem o mesmo? espalham o lixo por todos os lados! Alertei a Câmara, para os prevaricadores serem penalizados fortemente, ninguém ligou, o lixo lá continua, por lá e ao longo dos muitos caminhos pelas matas, uma vergonha para a Freguesia, pela qual o Presidente da Junta, continua impávido e sereno como nada se passe, ou talvez goste ver a lixeirada espalhada pelas belíssimas paisagens que ainda possuímos.
Espero que este projecto, não seja só uma mera manobra politica, ou propaganda que seja mesmo «Mãos à Obra»
O Projecto Limpar Portugal é um movimento cívico que pretende, através da participação voluntária de pessoas e de entidades privadas e públicas, promover a educação ambiental e reflectir sobre a problemática do lixo, do desperdício, do ciclo dos materiais e do crescimento sustentável, através de uma acção colectiva de limpeza da floresta, no dia 20 de Março de 2010 .
Dependendo das necessidades de cada local, assim como do número de voluntários disponíveis podem ser levadas a cabo outras acções de limpeza, tais como a limpeza de bermas de estradas, limpeza de vias públicas, limpezas de espaços públicos de interesse da população, recolha de monstros depositados em locais impróprios etc.
O apoio a este projecto pode traduzir-se numa acção voluntária individual (recolha de lixo, procura e mapeamento GPS de lixeiras ilegais, transporte do lixo em viaturas particulares para aterros legais, entre outros) ou através de acções colectivas (doação de bens e serviços, com excepção de dinheiro, através da cedência de luvas, sacos do lixo, disponibilização de máquinas de remoção e de transporte, entre outros).
O Projecto Limpar Portugal funcionará com uma coordenação nacional e com as coordenações regionais (distritais e concelhias) consideradas necessárias.
A Câmara Municipal de Sátão associa-se a esta iniciativa, promovendo a sua divulgação, nomeadamente junto das Juntas de Freguesia, Agrupamentos de Escuteiros, e outras entidades públicas e privadas, bem como à população em geral, disponibiliza meios de transporte para recolher lixo que resulte das acções efectuadas pelos voluntários e garante a aceitação no Ecocentro do Concelho de todo o lixo recolhido, equiparado a resíduos sólidos urbanos e/ou monstros.
Sem comentários:
Enviar um comentário