quarta-feira

Palavra de Honra

A «PALAVRA DE HONRA» QUE JÁ NÃO EXISTE

O nosso carácter, é o resultado
da nossa conduta
(Aristóteles)

Antigamente ouvíamos falar de conceitos como honra, dignidade, sinceridade, verdade e lealdade. Líamos livros onde esses conceitos eram apresentados e nos sentíamos mal devido a pequenos pecados cometidos.
Os nossos antepassados eram homens de honra e de palavra. O velho ditado, transcreve isso: “A palavra de honra é o maior bem de um homem”.
A "honra" traduz uma presunção de respeito, por parte dos outros, que decorre da dignidade moral da pessoa e pela pretensão de cada um ao reconhecimento da sua dignidade por parte dos outros;
“Ele é um homem honrado.” A frase que à muito não se houve nas nossas terras, porquê? Vale a pena meditar…
Hoje sou levado a escrever, não para falar dos problemas de nossa terra, mas para descrever defeitos mais deprimentes do ser humano das terras Beirãs, que é isso que me interessa, que é o civismo, honra, e a falta de carácter de que são portadores certas pessoas, mas que, contudo nem toda a população se assemelha a esse tipo de gente.
De facto, existem indivíduos, levantam-se para sacar a honra e dignidade, principalmente aqueles que querem iludir a sua contribuição para dignidade da população da Terra na qual nasceram e vivem, só que, na sua cabeça existem, traumas e inveja. Já outros sustentam factores ligados à própria criação, e o desejo de “ser alguém”… mas, derivado o seu valor intelectual, resumem-se a sua própria ignorância.
Hoje sinto-me triste, pelo facto, de ver gentes satanenses, com tal designação, falta de carácter, essencialmente quando buscam mais um palmo de terra, que, queiram retirar do outro, aquilo que não é seu, não há honra nesta gente, é ganância; isso entristece-me, por ver esta classe, de homens sem honra, isto não pode ser gente Beirã, «não deveria ser» mas, infelizmente é…
Não me posso reportar, ao resto do país, falo das minhas gentes, da minha terra, sinto aquilo que vejo e me entristece, dá-me pena e vergonha, ver algumas pessoas, que pensam que nunca vão morrer e o mundo pode ser só seu, é triste mas, é um facto.
Vivemos numa realidade virtual, onde pensamos que somos superiores ao nosso opositor, somos como que, uma espécie de dinossauros do tempo.
A vida é tão curta, que, quando pensarmos no dia de ontem, já é tarde e não vale a pena perder a honra, em face da ganância e da inveja. 


Vasco Rodrigues

Sem comentários: