segunda-feira

Quaresma Tempo de Reflexão…

Quaresma é tempo de reflexão, ou seja, tempo de se pensar sobre a vida, sobre o comportamento que cada um de nós tem nas relações inter-pessoais e tempo de interrogar o nosso ego se, na vida e na sociedade, estamos a ter uma atitude digna e respeitável perante os outros e se a nossa consciência descansa tranquilamente.
Neste período de meditação, vamos banir das nossas vidas certos sentimentos que degradam a alma e o coração.
O ódio é um sentimento tão maquiavélico que transforma o coração humano numa pedra gélida, impedindo a entrada do perdão.
A vingança é outro sentimento que adoece o sistema nervoso, provoca tremuras nas mãos e leva o coração ao desespero. É fundamental agir com calma e não partir para a violência. É preciso dar tempo ao tempo porque este encarregar-se-á de devolver a injustiça cometida a quem provocou o delito. Para atenuar este sentimento seria óptimo acreditar na Justiça (desde que funcione) para resolver, punir e pôr travão a actos ilícitos.
Se conseguirmos libertar dos nossos corações os sentimentos impuros e substituí-los por outros mais alegres, bondosos, tolerantes e deixarmos entrar o perdão na vez do ressentimento, de certeza que a vida de cada um de nós será mais feliz e muito mais harmoniosa.  
Para quem é cristão e acredita em Jesus Cristo, Ele é o exemplo a seguir no que diz respeito à bondade e ao perdão, portanto nesta Quaresma vamos jejuar do ódio, da vingança, da inveja e de outros sentimentos que depravam o coração.
Sónia Ferreira

Sem comentários: