quinta-feira

A verdade e a mentira sobre as dietas:

VERDADE: As gorduras engordam mais do que as proteínas e os carbohidratos como o arroz, o feijão a batata e as massas. Cerca de 25 por cento das calorias provenientes do açúcar e dos carbohidratos são gastas pelo organismo para transformá-los em tecido adiposo. Para fazer o mesmo com os alimentos gordurosos, são consumidas apenas 3 por cento das calorias que eles contêm. 
MENTIRA: A maior parte dos obesos tem problemas na tiróide. Os distúrbios tiróidianos são responsáveis por apenas 5 por cento dos casos de obesidade. Na maioria das vezes, o problema aparece por causa do excesso de ingestão calórica, da dificuldade para queimar gordura ou da facilidade para acumulá- la. VERDADE: Mulheres com mais de 85 centímetros de abdómen têm mais possibilidade de sofrer distúrbios cardiovasculares. Esta medida indica que a gordura se concentra no abdómen, o que favorece o aparecimento de distúrbios cardiovasculares. 

MENTIRA: Pesar pouco significa ser magro. Nem sempre. Muitas vezes, o indivíduo apresenta pouco peso, mas a percentagem de gordura que ele tem no corpo é alta. Vigiem o colesterol.
VERDADE: O peso aumenta com a idade. Depois dos 35 anos, ganha-se em média 2 quilos por década. Isso porque a massa muscular diminui e, quanto menos músculos, menos calorias o organismo queima para funcionar. E com o tempo as pessoas tendem a comer mais e a exercitar-se menos. 

MENTIRA: Todas as pessoas gordas comem muito. Nem sempre. Existem pessoas que não comem demais, mas têm grande facilidade para armazenar a gordura.
MENTIRA: A carne vermelha é dispensável. É muito importante que esta faça parte da sua dieta alimentar, já que, para além de fornecer proteínas, é a maior fonte de vitaminas (tiamina, niacina, riboflavina, B6 e B12), fundamentais para o crescimento, equilíbrio, concentração e aprendizagem. 

VERDADE:O pão integral é mais saudável que o pão branco. Apesar de ambos terem as mesmas calorias, o pão integral é mais rico em fibras, o que contribui para uma maior saciedade e melhor funcionamento dos intestinos. 
VERDADE:O sal é o mais prejudicial dos temperos. Conduz à hipertenção. Um dos problemas em Portugal é o alto teor de sal no pão. Substitua por outros temperos, como piri- piri, ervas aromáticas etc.
VERDADE:Comer bananas faz bem. A banana é um fruto extremamente rico em potássio e vitaminas C e B6 e rapidamente convertida em energia pelo organismo. As suas calorias vêm sobretudo da frutose e do amido. O mito de que não deve ser comida à noite é errado, pois a elevada saciedade que proporciona deve-se apenas às fibras solúveis da sua composição.
VERDADE: O chá possui bons antioxidantes.. Sobretudo o chá verde e preto contêm muitos flavonóides, com propriedades antioxidantes muito fortes. Estes neutralizam os radicais livres, ou seja, as moléculas instáveis que podem causar danos às células, ajudando na prevenção do cancro e de doenças cardiovasculares.
MENTIRA: A toranja ajuda a queimar gorduras e faz perder peso. Nenhum alimento faz perder peso. Alguns, como as toranjas, podem acelerar o metabolismo durante algum tempo, mas não são responsáveis directos pelo retrocesso dos ponteiros da balança.
MENTIRA: Comer depois das 20 horas engorda. Não importa a hora do dia a que se come, mas o que ingere e o exercício físico que pratica. Se não resiste a comer qualquer coisa antes de deitar, então opte por um lanche ligeiro durante a tarde.
MENTIRA: Beber água sem comer emagrece. Se acha que é por beber muita água em jejum que vai ficar em linha, temos más notícias para lhe dar. É essencial beber em média 1,5 litros de água por dia para o bom funcionamento do organismo, sobretudo dos intestinos, mas, se não tiver cuidado extra com a alimentação, a água só por si não fará milagres.
VERDADE:A gelatina é boa para a dieta. Como não tem gordura, colesterol, nem hidratos de carbono e é, sobretudo, composta por proteínas, sais minerais e água, pode comer gelatina à vontade, se quer perder uns quilinhos extra.
MENTIRA: A melancia é indigesta. Este fruto possui um elevado teor de vitamina A e C, potássio e outros minerais. A ideia de que é indigesta vem da sua composição: as fibras insolúveis da polpa aumentam os movimentos intestinais, dando a sensação de que a digestão é complicada.


Armandino Lemos

Sem comentários: