A-sra-da-lapa é uma pequena aldeia do concelho de sernancelhe, um sitio perdido no meio de quase nada, uma pequena povoação de granito onde a primeira sensação que se tem quando se chega é que voltamos á época mediaval, parece que o tempo parou.
Um local de culto com uma igreja, e um edificio que foi um colégio de jesuitas e depois um seminário (onde estudou Aquilino Ribeiro) e que agora me parece apenas um local de abrigo aos peregrinos, fazem deste local que dizem já foi um grande local de peregrinação, um sitio unico.
A casa da Cadeia e da câmara
O antigo seminário
O pelourinho
A particularidade deste santuário está no altar que é construido em redor de uma rocha onde se conta ter aparecido a imagem da senhora da lapa e onde de inicio foi construida uma capela dentro da rocha.
Entrada para o estreito ou gruta
Conta-se que para se obter os beneficios pedidos á santa há que passar por um estreito na parte de tráz da rocha, onde como conta a lenda, toda a gente mesmo gorda cabe á excepção dos que tiverem pecados
E não há nada mais surreal do que vêr pessoas a chorar porque (devido á gordura, quer dizer aos pecados!!!) não conseguirem passar ou mesmo forçarem de tal forma que ficam entaladas e não conseguem sair sozinha nem para a frente nem para trás!!!!
Quanto ao crocodilo, Segundo consta, já se encontra há muitos anos no Santuário da Lapa, teria vindo da India.
Conta a lenda que um homem da região, que vivia na India, teria sido atacado por um grande caimão. Nesse momento, de grande aflição, o homem teria evocado a Nossa Senhora da Lapa para que lhe desse forças para o poder matar, tendo-o conseguido. Em sinal de reconhecimento e gratidão pela ajuda, foi trazida a carapaça dorsal e a pele e com estes elementos reconstituiu-se o “bicho” e foi oferecido ao Santuário.
Sem comentários:
Enviar um comentário