terça-feira

Hernâni Lopes - um homem de convicções fortes

Não sendo surpresa para mim, tendo em conta o cancro que tinha, a verdade é que Ernâni Lopes era um homem que mexia com todos aqueles que o conheciam. Lembro-me de uma vez, estava eu no início da profissão, de correr meio louca na sede do BPI, na Rua do Ouro, e insistir porque queria que ele falasse já não sei bem do quê. E ele, do alto da sua amável sabedoria, virou-se e disse: «vejo que a juventude é a coisa mais bela da vida. A menina assim o demonstra. Não vai desistir, pois não? Vá, diga lá...assim já não tenho de responder aos 30 emails que me enviou». Hernâni Lopes foi ministro das Finanças entre 1983 e 1985, negociou a adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia e aplicou o programa do FMI no país no início dos anos 1980. Morreu um economista sério e prestigiado. E morreu triste, sobretudo, com o País que deixa.

Sem comentários: