terça-feira

Prevenção é o que precisamos

Está a chegar o verão...e os fogos voltarão a aparecer.
É agora que se devem tomar as medidas necessárias, e não no pico do verão.Não vejo qualquer sinal tanto da parte da Junta de Freguesia, (que era quem deveria estar mais preocupada) como da parte do elenco Camarário, em tomar essas medidas de prevenção.
Senão vejamos: à quanto tempo, tenho escrito e alertado para as lixeiras em campo aberto ao longo dos pinhais? - isso no pico do calor é combustível para iniciar incêndios,
Porque não se abrem novos caminhos e limpam-se os que já foram abertos a alguns anos, mas que já estão cobertos de mato, pelas nossas serras ou matas? - depois poderá ser tarde,
Porque não se faz já uma campanha de informação à população, sobre o tema de causa e efeitos para prevenir esse flagelo?
Sinto alguma tristeza e mágoa, porque pressinto que nada será feito para evitar esse flagelo «o fogo», que poderá destruir a nossa maior riqueza, onde ainda podemos fazer as nossas caminhadas e respirando ar puro pelo meio dos pinhais.
Espero que certas pessoas abram os olhos e vejam o quanto da importância são as nossas matas. 
Mas pelos vistos tanto a Junta de Freguesia, ou a Câmara parecem alheias a  essas coisas...
VR

1 comentário:

Anónimo disse...

Pouco ou nada fazem como sempre. Quando os incendios surgem, vêm para aqui lamentarem-se com a destruição nos terrenos dos baldios e particulares,vêm mas não é para ajudar apagar os fogos,aparecem para darem palpites verem o espectaculo das chamas que quase todos os anos teimam em nos visitar na nossa linda serra e matas. Os caminhos ao longo da serra deveriam ser limpos,mas os empregados que estão ao serviço da Junta de Freguesia estão melhor a sombra ou a passear com a carrinha que contém o material que é usado para limpar o que é necessário,passear que o combustivel até é barato né? as maquinas não se estragam e nem fazem calos nas mãos. O ultimo incendio não causou mais danos porque o sr vento esteve graças a DEUS a nosso favor e tivemos alguns bombeiros e populares que tiveram a coragem de entrar na serra pelo mato dentro e controlaram as chamas, a estas pessoas devemos chamar de Herois. Obrigado Bombeiros Voluntarios do Sátão e de todo o País, obrigado aquelas pessoas não se ficam a olhar mas que vão actuar.
Sr Presidente da Junta mande os homens trabalhar a natureza agradece e nós também, não deixe para amanha o que podem fazer hoje, amanha já poderá ser tarde demais. Depende também de cada um de nós abitantes desta linda aldeia vigiar e limpar o que é nosso. Já reparei e verifiquei particulares vendem os pinheiros ou outros tipos de árvore que as matas podem conter,ao derrubar as arvores sem controlo deixam os caminhos e matas numa vergonha, não limpam nada, deste modo acabam por arruinar ainda mais a floresta, se querem vender tudo bem mas que limpem depois.

PELA NATUREZA SEMPRE