sábado

O PEIDO – EXPLICAÇÃO CIENTÍFICA


De que é composto o peido?
A composição do gás é variável. A maior parte do ar que inspiramos, especialmente o componente oxigénio, é absorvido pelo corpo antes do gás alcançar os intestinos. Quando o ar atinge os intestinos, a maior parte do que resta é nitrogÉnio. Reações químicas entre o ácido estomacal e os fluidos intestinais também podem produzir dióxido de carbono, que também é um componente do ar e um produto da acção bacteriana. As bactérias também produzem hidrogénio e metano.
O que faz os peidos terem cheiro?
O odor dos peidos vem de pequenas quantidades de sulfeto de hidrogénio (gás sulfídrico). Esses compostos contêm enxofre. Quanto mais rica em enxofre for a sua dieta, mais desses gases vão ser produzidos pelas bactérias no seu intestino e mais os seus peidos vão cheirar mal.
Pratos como couve-flor, ovos e carne, são responsáveis por produzirem peidos mal-cheirosos, enquanto o feijão e o vinho produzem grande quantidade de peidos, não necessariamente fedorentos.
Porquê que os peidos fazem barulho?


Os sons são produzidos pela vibração provocada na passagem pela abertura anal.
Este som depende da velocidade de expulsão do gás, do volume a libertar e do calibre da abertura dos músculos do esfíncter anal.
Passagem apertadinha / calibre reduzido = o som agudo, pode até assemelhar-se ao de um apito;
Passagem normal / calibre adequado = efeito sonoro normal, previzível;
Passagem larguinha / calibre grande = som grave ou até sem som, e vestígio também, no caso de ausência de cheiro, logicamente.
Quanto gás produz uma pessoa normal por dia?
Em média, uma pessoa produz mais ou menos um litro de gás por dia, distribuído em cerca de 14 libertações diárias (peidos). Pode ser possível determinar o volume acumulado dos seus peidos e poder prevêr quantas vezes se peida.
Como em tudo, nada como vivenciar e ter uma participação activa. Faça então uma pequena experiência científica.
Anote tudo o que come e o número de vezes que peida, anote inclusive sobre o cheiro deles. Veja a relação entre o que come, quanto peida e quanto os seus peidos fedem em maior e menor escala.
É verdade que algumas pessoas nunca peidam?
Não, se elas estiverem vivas. O ser humano pode peidar até mesmo momentos logo após a morte.
Até estrelas de cinema se peidam?
Sim. Assim como avós, padres (incluindo o Papa), reis, princesas, cantores, stripers, misses e freiras. Até os nossos ídolos se peidam.
Os homens peidam-se mais que mulheres?
Não, mulheres peidam tanto quanto homens.
O caso é que os homens têm mais cara de pau e orgulho disso.
Em que parte do dia um gentleman está mais sujeito a peidar?
Durante a manhã, quando estiver no WC. Isso é conhecido como “trovão matinal", e se o gentleman conseguir uma boa ressonância, pode ser ouvido na casa inteira.
O que acontece com os peidos quando os seguramos?
Os médicos concordam que o peido que não é liberado também não é absorvido.
Ele simplesmente permanece nos intestinos para liberação oportuna posteriormente.
Isso reafirma o fato de que um peido não é realmente perdido mas sim adiado.
É possível mesmo "incendiar" peidos?
A resposta para isso é SIM!
Entretanto, deve estar avisado de que colocar um peido em ignição é perigoso. Não só a chama pode subir de volta para seu cólon, como a sua roupa e o que estiver ao redor pode pegar fogo.
Um peido pode matar?
A opinião médica é que não, um peido não pode ser fatal.
Não se conhecem agentes intoxicantes na flatulência.
Entretanto, por causa dos peidos não conterem oxigenio, você pode ficar tonto se inalar uma quantidade exagerada e super concentrada de essência de peido, simplesmente por falta deste gás essencial.
Porque as pessoas suportam menos o cheiro do peido do que quem peidou?
O peido deveria cheirar tanto e da mesma forma para quem o produziu como para as outras pessoas. Mas o autor está protegido por aviso prévio da acção, o factor surpresa conta muito e pelo facto de que repeliu o gás para longe do seu corpo numa direção oposta à do seu nariz. Peidar contra o vento anula essa vantagem.
Agora que está devidamente esclarecido sobre o assunto, pode ter a certeza que você peida igualzinho a todo o mundo, independente de raça, côr, sexo, status ou formação, preste apenas atenção no que anda ingerindo como alimento e na condição física do seu esfíncter anal, para além, é claro, da sua descontracção.

Peidar não só faz bem à saúde, como é essencial!

Sem comentários: