A maior festa do país em Viseu
Há algumas inovações este ano naquela que é considerada uma das mais antigasfeiras do país: a Feira de S. Mateus, em Viseu. A popular feira, que até há alguns anos foi “Franca”, e ainda conhecida assim por muitos (por ali se comercializarem produtos sem acréscimo de impostos nacionais, começa hoje em Viseu e prolonga-se até ao dia do município – 21 de Setembro.
Há diga que, quando começa a feira, acabou o Verão e se entra no inigualável Outono da Beira Alta. Para além de se realizar numa época do ano em que gente de todos os cantos de Viseu e do país a procuram, a feira viseense tem uma aura característica: dura actualmente 40 dias e 40 noites e oferece uma alternativa lúdica à população de uma extensa área nos distritos de Viseu, Guarda e Coimbra.
O Campo da Feira, a partir da concretização do Polis, onde se realiza o certame, passou a estar arranjado, ordenado e com compartimentos definidos onde, actualmente, se exibem orgulhosamente espaços verdes, locais compartimentados para cada um dos domínios da feira (restauração, espectáculos, diversão, artesanato e produtos característicos da região, entre outros tipos de oferta de animação) e até um funicular, que garante uma viagem entre o Campo da Feira e a parte alta, junto ao adro da Sé.
A Feira de S. Mateus existe há 618 anos. Assim rezam os primeiros registos de um acontecimento anual que habitualmente traz à cidade de Viseu milhares de visitantes, entre ocasionais de todo o país, emigrantes e populações dispersas pela Beira, a quem a tradição obriga a pelo menos uma visita.