
sábado
A velha sabedoria

Não bebam agua da torneira

quinta-feira
Homenagem
Por algum motivo somos «Os Lobos»
Gostaria de conhecer essa identificação, se alguém puder ajudar!
Será uma homenagem ao grandes homens das Duas Igrejas?
Será que éramos audazes? astuciosos? guerreiros? inteligentes?......
Escrevam para duas.igrejas@netcabo.pt
Faltam 29 dias
quarta-feira
A agua que bebemos III
Aquilo que eu já suspeitava, está a acontecer, claro que só podia dar nisto, relativamente ao controlo da qualidade da água para consumo humano. Pela forma como se trata desde à vários anos a esta parte e o que deveriam ser visitas periódicas a efectuar aos reservatórios da água que consumimos, tem caído no rol de esquecimento do controlo camarário, de quem de direito o deveria efectuar, uma vez que é da sua responsabilidade.
Hoje folheando um jornal do nosso conselho, «a Gazeta de Sátão» fiquei muito triste com a tabela apresentada, sobre a qualidade da água que bebemos em nossas casas, um relatório anual efectuado pelo Sector de Águas e Resíduos de Portugal, conclui-se, que Ferreira de Aves / Duas Igrejas, estão no topo da tabela com as maiores violações, após analise efectuada pelo Instituto Regulador de Águas e Resíduos.
Anexo a Tabela para que não haja dúvidas
sábado
De onde vem a água que bebemos?
Entre a água que nasce cristalina na serra e chega aparentemente pura às nossas torneiras, muitas coisas acontecem.
Um destes dias, depois do almoço, dei por mim a pensar numa situação fantástica, «será que ainda se consegue avistar o reservatório que fornece a água que à pouco bebi?» … mais uma das minhas aventuras, até ao local.
Andei Povo a cima, entrando quase na serra, avistei o famoso depósito de água completamente engolido pelas giestas e silvas, sem qualquer hipótese de me abeirar. Com a ajuda de um pau, lá consegui chegar junto da porta de acesso ao interior. Para meu espanto, a porta completamente escancarada (aberta), a fechadura podre, sem possibilidade de se fechar. Entrei com algum receio de encontrar algum bicho, que se estivesse ali a esconder, mas, nada, simplesmente vi uma espécie de depósito redondo, com grandes fendas, de alto a baixo, em perigo de derrocada, a escada de acesso de visita, completamente arrancada, sem possibilidade de avistar a água que nos chega às torneiras para bebermos, mas, como sou muito persistente, tentei e subi mesmo lá em cima para ver esse líquido precioso, a água.
O que vi, quase nem me atrevo a contar, porque se calhar ninguém da nossa aldeia volta a beber a nossa água cristalina, pura, que nasce na serra. Quase caí de costas, com o susto e eu que não sou uma pessoa de ter medo, aranhões, aos milhares, no tecto, em cima da água, a fazer esqui aquático, lixo em volta do tanque por dentro, criado nas fissuras, ervas, silvas, e outro tipo de porcarias! E no fundo do tanque? Não sei o que poderá lá existir, algum bicho morto, não sei, não consegui ver, mas poderá ser possível, com a porta aberta, tudo é possível, provavelmente os serviços camarários à anos que não fazem uma visita ao local.
Desci e sentei-me junto da porta, a olhar para esta pobreza franciscana, a tubagem em ferro, completamente enferrujada, as junções perdem água, olhando para tudo isto, faz-me lembrar, algumas reportagens, sobre os países chamados terceiro mundo…
Já algumas vezes, os meus filhos, mais sensíveis que nós adultos, regressaram a Lisboa, com febre, dor de cabeça, sabe-se lá de quê!
Pergunto: não pagamos a água que consumimos? Não pagamos o aluguer do contador? Não pagamos taxas adicionais camarárias? Caramba, pagamos, pagamos,… só temos deveres e não temos direitos, será que não era tempo de rever esta situação? Criar condições de salubridade na água que bebemos, protegendo a saúde pública. Não será tempo de reconstruir um novo reservatório de abastecimento de água? Não será tempo, de limpar a nascente e perfurar um pouco mais em vez de utilizarmos a água dos furos. Não será tempo, de a autarquia criar um departamento que fiscalize este tipo de situações, em todos os locais do concelho, onde existam reservatórios de água? Será só a povoação de Duas Igrejas nesta situação degradante? Creio que não, custa-me a acreditar.
Por esta autarquia, gasta-se tanto dinheiro em coisas tão supérfluas, que por vezes são de encher olho ao cidadão, mas, nestas situações que são de saúde pública, não se investe um tostão, quando necessário e se é necessário… estranho é que ninguém protesta, ninguém denuncia, ninguém se preocupa com estas coisas que parecem tão simples, mas, que nos podem fazer tão mal, até pode matar. Esperemos, que nunca venha a acontecer, porque se acontecer… alguém vai ter de responder por isso.
GERAÇÃO PHONIX E ZONIX + VODAFNIX + UZIX + TMNIX
Era hilariante, não fosse tratar-se de um aluno Português a escrever na sua língua materna.... ó Luís de Camões, Camilo, Aquilino, Fernando Pessoa e tantos outros escritores, que levaram além fronteiras a nossa língua escrita e falada, perdoem esta geração Coca-Cola.
Acordo Ortográfico!? Qual acordo Ortográfico, este é bué mais fácil.
Não posso deixar que vejamos, o que a geração futura, nos reserva. (Texto verídico retirado de uma prova livre de Língua Portuguesa, realizada por um aluno do 9º ano, numa Escola Secundária………. (para ler, estarrecer e reflectir...!!!))
REDAXÃO
'O PIPOL E A ESCOLA'
Eu axo q os alunos n devem d xumbar qd n vam á escola. Pq o aluno tb tem Direitos e se n vai á escola latrá os seus motivos pq isto tb é perciso ver q á razões qd um aluno não vai á escola. Primeiros a peçoa n se sente motivada pq axa q a escola e a iducação estam uma beca sobre alurizadas.
Valáver, o q é q intereça a um bacano se o quelima de trásosmontes é munto Montanhoso? Ou se a ecuação é exdruxula ou alcalina? Ou cuantas estrofes tem um cuadrado? Ou se um angulo é paleolitico ou espongiforme? Hã?
E ópois os setores ainda xutam preguntas parvas tipo cuantos cantos tem 'os Lesiades''s, q é u m livro xato e q n foi escrevido c/ palavras normais mas q no aspequeto é como outro qq e só pode ter 4 cantos comós outros, daaaah.
Ás veses o pipol ainda tenta tar cos abanos em on, mas os bitaites dos profes até dam gomitos e a Malta re-sentesse, outro dia um arrotou q os jovens n tem abitos de leitura e q a Malta n sabemos ler nem escrever e a sorte do gimbras foi q ele h-xoce bué da rapido e só o 'garra de lin-chao' é q conceguiu assertar lhe com um sapato. Atão agora aviamos de ler tudo qt é livro desde o Camóes até á idade média e por aí fora, qués ver???
O pipol tem é q aprender cenas q intressam como na minha escola q á um curço de otelaria e a Malta aprendemos a faser lã pereias e ovos mois e piças de xicolate q são assim tipo as pecialidades da rejião e ópois pudemos ganhar um gravetame do camandro. Ah poizé. Tarei a inzajerar?
Vasco Rodrigues

Insónias ao cair da folha

quinta-feira
A Deus Tia Ermelinda

domingo
Nosso Senhor dos Caminhos

Conselho de Sátão o municipio mais antigo de Portugal

sábado
Está comprometida a ligação Sátão - Viseu

Alexandre Vaz presidente da Câmara Municipal do Sátão disse, relativamente à nova estrada, querer ‘ver para crer’, reafirmando que ‘é precisa a ligação a Viseu com quatro faixas’, atendendo ao fluxo de tráfico diário superior a 10.000 viaturas’. Agora, face à informação que tem, a dita nova estrada ficará apenas com duas faixas de rodagem, recuando-se imenso face ao que fora protocolado. A ser verdade é lamentável o que se vai adiantando! O Governo (o mesmo de então) anuncia uma coisa e faz outra, prática que parece ainda estar a dar frutos eleitorais…
Fonte: noticias de Viseu
quinta-feira
Sátão Capital do Míscaro

"Como começam as zangas..."

Magustos de S. Martinho

Hoje é dia de S. Martinho

quarta-feira
Do Alentejo p'ró mundo
Cartão de crédito do Benfica rende cada vez mais

Estes Benfiquistas!!!!

sábado
Como beber e saborear um bom vinho

Paulo Bento sai do Sporting
A justiça portuguesa está de parabéns!
Mais um amigo que nos deixou

terça-feira
Quem escreveu isto é um génio

Lindo ... Coisas da Mãe Natureza

segunda-feira
Até sempre Amigo SÉRGIO

Visitas ao Blog da nossa Terra

Subscrever:
Mensagens (Atom)