sábado
A velha sabedoria
Serenidade. Esta é a palavra de ordem dada pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, sobre o actual momento do sistema de Justiça. O descrédito dos cidadãos na justiça e a questão da corrupção, que envolve várias personalidades do mundo empresarial e político do nosso país, está a preocupar não só Sampaio como Eanes. É bom que haja esta preocupação por parte de antigas figuras do Estado português. Só é pena que manifestações teóricas caiam sempre em saco roto. Declarações bonitas mas que na prática não alteram nada.
Não bebam agua da torneira
Beba água da torneira, poupe no presente e proteja o futuro
Milhares de análises comprovam a qualidade da água que chega a sua casa pela rede pública em ……. Mil vezes mais económica do que a engarrafada, a água consumida directamente da torneira evita a embalagem em plástico ou vidro, a produção de toneladas de CO2 e de resíduos, contribuindo para a protecção ambiental.
Água da Torneira, Água de Qualidade, mil vezes mais barata
PERGUNTO EU:
Como podemos acreditar nisso?!!!!!!!!
Temos a pior água do conselho e porque??????
Temos a melhor nascente, é verdade.
Algo está errado na entrega às habitações.
Por favor, se esta mensagem chegar a todas as pessoas da nossa querida Aldeia, não bebam agua da torneira sem ser fervida.
Várias pessoas, têm tido problemas intestinais, tonturas, dores de cabeça, após terem ingerido água proveniente dos furos que estão a alimentar a população das Duas Igrejas.
POR PRECAUÇÃO MANTENHAM O ALERTA
Enquanto a água distribuída, vier dos furos, consumam, só fervida....
quinta-feira
Homenagem
Por algum motivo somos «Os Lobos»
Gostaria de conhecer essa identificação, se alguém puder ajudar!
Será uma homenagem ao grandes homens das Duas Igrejas?
Será que éramos audazes? astuciosos? guerreiros? inteligentes?......
Escrevam para duas.igrejas@netcabo.pt
Faltam 29 dias
quarta-feira
A agua que bebemos III
Aquilo que eu já suspeitava, está a acontecer, claro que só podia dar nisto, relativamente ao controlo da qualidade da água para consumo humano. Pela forma como se trata desde à vários anos a esta parte e o que deveriam ser visitas periódicas a efectuar aos reservatórios da água que consumimos, tem caído no rol de esquecimento do controlo camarário, de quem de direito o deveria efectuar, uma vez que é da sua responsabilidade.
Hoje folheando um jornal do nosso conselho, «a Gazeta de Sátão» fiquei muito triste com a tabela apresentada, sobre a qualidade da água que bebemos em nossas casas, um relatório anual efectuado pelo Sector de Águas e Resíduos de Portugal, conclui-se, que Ferreira de Aves / Duas Igrejas, estão no topo da tabela com as maiores violações, após analise efectuada pelo Instituto Regulador de Águas e Resíduos.
Anexo a Tabela para que não haja dúvidas
sábado
De onde vem a água que bebemos?
Entre a água que nasce cristalina na serra e chega aparentemente pura às nossas torneiras, muitas coisas acontecem.
Um destes dias, depois do almoço, dei por mim a pensar numa situação fantástica, «será que ainda se consegue avistar o reservatório que fornece a água que à pouco bebi?» … mais uma das minhas aventuras, até ao local.
Andei Povo a cima, entrando quase na serra, avistei o famoso depósito de água completamente engolido pelas giestas e silvas, sem qualquer hipótese de me abeirar. Com a ajuda de um pau, lá consegui chegar junto da porta de acesso ao interior. Para meu espanto, a porta completamente escancarada (aberta), a fechadura podre, sem possibilidade de se fechar. Entrei com algum receio de encontrar algum bicho, que se estivesse ali a esconder, mas, nada, simplesmente vi uma espécie de depósito redondo, com grandes fendas, de alto a baixo, em perigo de derrocada, a escada de acesso de visita, completamente arrancada, sem possibilidade de avistar a água que nos chega às torneiras para bebermos, mas, como sou muito persistente, tentei e subi mesmo lá em cima para ver esse líquido precioso, a água.
O que vi, quase nem me atrevo a contar, porque se calhar ninguém da nossa aldeia volta a beber a nossa água cristalina, pura, que nasce na serra. Quase caí de costas, com o susto e eu que não sou uma pessoa de ter medo, aranhões, aos milhares, no tecto, em cima da água, a fazer esqui aquático, lixo em volta do tanque por dentro, criado nas fissuras, ervas, silvas, e outro tipo de porcarias! E no fundo do tanque? Não sei o que poderá lá existir, algum bicho morto, não sei, não consegui ver, mas poderá ser possível, com a porta aberta, tudo é possível, provavelmente os serviços camarários à anos que não fazem uma visita ao local.
Desci e sentei-me junto da porta, a olhar para esta pobreza franciscana, a tubagem em ferro, completamente enferrujada, as junções perdem água, olhando para tudo isto, faz-me lembrar, algumas reportagens, sobre os países chamados terceiro mundo…
Já algumas vezes, os meus filhos, mais sensíveis que nós adultos, regressaram a Lisboa, com febre, dor de cabeça, sabe-se lá de quê!
Pergunto: não pagamos a água que consumimos? Não pagamos o aluguer do contador? Não pagamos taxas adicionais camarárias? Caramba, pagamos, pagamos,… só temos deveres e não temos direitos, será que não era tempo de rever esta situação? Criar condições de salubridade na água que bebemos, protegendo a saúde pública. Não será tempo de reconstruir um novo reservatório de abastecimento de água? Não será tempo, de limpar a nascente e perfurar um pouco mais em vez de utilizarmos a água dos furos. Não será tempo, de a autarquia criar um departamento que fiscalize este tipo de situações, em todos os locais do concelho, onde existam reservatórios de água? Será só a povoação de Duas Igrejas nesta situação degradante? Creio que não, custa-me a acreditar.
Por esta autarquia, gasta-se tanto dinheiro em coisas tão supérfluas, que por vezes são de encher olho ao cidadão, mas, nestas situações que são de saúde pública, não se investe um tostão, quando necessário e se é necessário… estranho é que ninguém protesta, ninguém denuncia, ninguém se preocupa com estas coisas que parecem tão simples, mas, que nos podem fazer tão mal, até pode matar. Esperemos, que nunca venha a acontecer, porque se acontecer… alguém vai ter de responder por isso.
GERAÇÃO PHONIX E ZONIX + VODAFNIX + UZIX + TMNIX
Era hilariante, não fosse tratar-se de um aluno Português a escrever na sua língua materna.... ó Luís de Camões, Camilo, Aquilino, Fernando Pessoa e tantos outros escritores, que levaram além fronteiras a nossa língua escrita e falada, perdoem esta geração Coca-Cola.
Acordo Ortográfico!? Qual acordo Ortográfico, este é bué mais fácil.
Não posso deixar que vejamos, o que a geração futura, nos reserva. (Texto verídico retirado de uma prova livre de Língua Portuguesa, realizada por um aluno do 9º ano, numa Escola Secundária………. (para ler, estarrecer e reflectir...!!!))
REDAXÃO
'O PIPOL E A ESCOLA'
Eu axo q os alunos n devem d xumbar qd n vam á escola. Pq o aluno tb tem Direitos e se n vai á escola latrá os seus motivos pq isto tb é perciso ver q á razões qd um aluno não vai á escola. Primeiros a peçoa n se sente motivada pq axa q a escola e a iducação estam uma beca sobre alurizadas.
Valáver, o q é q intereça a um bacano se o quelima de trásosmontes é munto Montanhoso? Ou se a ecuação é exdruxula ou alcalina? Ou cuantas estrofes tem um cuadrado? Ou se um angulo é paleolitico ou espongiforme? Hã?
E ópois os setores ainda xutam preguntas parvas tipo cuantos cantos tem 'os Lesiades''s, q é u m livro xato e q n foi escrevido c/ palavras normais mas q no aspequeto é como outro qq e só pode ter 4 cantos comós outros, daaaah.
Ás veses o pipol ainda tenta tar cos abanos em on, mas os bitaites dos profes até dam gomitos e a Malta re-sentesse, outro dia um arrotou q os jovens n tem abitos de leitura e q a Malta n sabemos ler nem escrever e a sorte do gimbras foi q ele h-xoce bué da rapido e só o 'garra de lin-chao' é q conceguiu assertar lhe com um sapato. Atão agora aviamos de ler tudo qt é livro desde o Camóes até á idade média e por aí fora, qués ver???
O pipol tem é q aprender cenas q intressam como na minha escola q á um curço de otelaria e a Malta aprendemos a faser lã pereias e ovos mois e piças de xicolate q são assim tipo as pecialidades da rejião e ópois pudemos ganhar um gravetame do camandro. Ah poizé. Tarei a inzajerar?
Vasco Rodrigues
Insónias ao cair da folha
Ups! Regressámos à era dos mares, anos 1500, tempo em que dominávamos o mundo através das aguas cristalinas dos oceanos, onde o gigante Adamastor nos amedrontava, mas, homens sem medo, enfrentaram-no e transpuseram-no, cheios de vã glória. Voltámos ao mar, hoje só mesmo para pescar e eis que, nas primeiras redes lançadas, caíram algumas trutas ao redor do isco. Trutas… e que trutas! Bem grandes, mas, o objectivo, são peixes ainda mais graúdos, talvez até tubarões. Existem muitos ao largo da costa, comem tudo, extinguindo várias espécies que alimentariam muitas famílias, passeando a seu belo prazer e luxo, com a cauda bem empinada chapeando a água de alegria. Só mesmo o Diogo Cão, para transpor esse gigante da justiça. Vendo agora o processo “Face Oculta” cheio de gente sem escrúpulos veio finalmente, dar resposta às longas noites de insónias de que por vezes me atormentavam, insinuando os raios e coriscos sobre a nossa justiça.
Desconfiado, do ambiente de tráfico de influências e trocas de favores por dinheiro, a onda gigante rebentou, bem… O novelo enorme e entrelaçado está a desenrolar-se e a coisa começa a aquecer, os tubarões começam a rondar o isco.
O País voltou a ser abanado por um mais um caso de corrupção. Depois do «caso dos sobreiros - Portucale», «caso BCP», «caso Freeport», «Operação Furacão», «caso BPN», «caso BPP», surgiu, agora, o «caso Face Oculta». Este, como os anteriores, a envolver nomes sonantes da política, do empresariado e da gestão pública. Ou seja, corrupção de alto coturno, ao mais alto nível. Mais um caso criminoso no âmbito de um fenómeno que não é novo e que tem vindo a minar os alicerces, sociais e económicos, quer do País quer da Democracia. Para não falarmos do pilar fundamental de um Estado de Direito: a Justiça.
Corrupção activa e passiva, tráfico de influências, associação criminosa — eis alguns dos indícios criminosos detectados pela investigação da Polícia Judiciária que levaram o JIC do DIAP de Aveiro a constituir arguidos, para já, 15 indivíduos, um dos quais viu ser-lhe aplicada a medida de coação mais gravosa prevista no Código Penal: a prisão preventiva.
O despacho judicial que descreve a rede de corrupção que abrange o negócio sujo da sucata, administradores da alta finança e agentes do governo, responde às minhas longas noites de insónias: Será caça às bruxas? Não acredito, mas, desta vez, haverá ambiente de desconforto no meio político e autárquico, daqueles que poderão esta noite, e nas próximas, dar voltas e voltas na sua luxuosa cama, com mais insónias, que qualquer um de nós cidadãos e cumpridores dos nossos deveres? Como o medo guarda a vinha, o silêncio era o único método de não de perder o chorudo emprego, hoje essa situação mudou de figura, como se sabe «quem cala consente», por isso, mesmo tanto é ladrão quem vai roubar as uvas, como quem fica à porta. Algo está a mudar, o medo da investigação vai desaparecendo, tanto no Ministério Público como na Polícia Judiciária e vai-se revelando um universo de roubalheira demasiado austero, que vinha a ser encoberto sempre pelo segredo de justiça.
É muito importante que saibamos, porque se que dá um Mercedes topo de gama (já não há almoços grátis) a um prevaricador por troca de influências. Falamos de dinheiros públicos, que pagam concursos viciados, subornos e outras coisas mais. Até agora, a justiça, tem funcionadocom muita lentidão e uma panóplia de artimanhas que os advogados pesquisam nas entrelinhas da lei, também a compra do silêncio, que vão dando algum tempo aos criminosos, tempo esse, para que os crimes vão caindo nos esquecimento de todos nós comuns cidadãos.
Com tudo o que vamos vendo e lendo em alguns órgãos da comunicação social, ainda com alguma isenção, (não sei até quando), ficamos de veras atordoados, sobre as redes de corrupção, desta gente sem escrúpulos, que não olha a meios para atingir o seu fim, no nosso cantinho à beira mar plantado.
Parece-me que justiça supostamente, começa a dar passos largos e a pensar fazer justiça, neste grande universo de gente fina. Mas, caso contrário, se esta árvore da justiça não der frutos; caríssimos cidadãos: tragam as motosserras, os machados, traçadores, o que tiverem à mão, ou então roguem à Santa Bárbara que envie uns trovões e relâmpagos e que destrua de vez essa maldita árvore.
Mas, paira no ar quase sempre, um silêncio que nos confunde, pressentindo um ar ameaçador, que nos transmite uma mensagem clara, vinda dos agentes do nosso reino, protegendo-se uns aos outros com silêncios cúmplices. Será uma mensagem traduzida no mais simples e conceito ditado popular Portugalês: nos grandes ninguém toca! Vamos esperar sentados para ver, mas, façam o favor de ser optimistas.
Vasco Rodrigues
Vasco.cinderela@netcabo.pt
quinta-feira
A Deus Tia Ermelinda
Morreu nesta quinta-feira 19 de Novembro, quando nada previa.... A Tia Ermelinda Duarte
Foi uma luta contra uma doença silenciosa e estranha que durou vários anos.
Fiquei bastante triste com a noticia, ontem noite quando cheguei a casa, desfolhava as poucas folhas do jornal« a voz de Ferreira de Aves» uma pequena noticia na nossa terra, dava conta da sua vinda do hospital de Viseu, tendo recuperado de um A V C, aparentemente bem, senão não sairia de lá decerto, indo para a sua nova morada, já com assistência médica e mais bem acompanhada, o Lar do Avelal, que tão bem tem recebido e tratado a velhice de grande parte de nossos familiares e amigos.
A sua permanência no lar foi curta, o seu coração não aguentou.
Queria deixar aqui meus pesamos à família, que hoje estão em profundo sentimento de dor e tristeza.
Descanse em paz ...
domingo
Nosso Senhor dos Caminhos
Perto da povoação de Rãs,e da estrada que liga Sátão a Aguiar da Beira, podemos encontrar um dos maiores centros religiosos da região – o Santuário do Senhor dos Caminhos. Fica num lugar que em tempos foi passagem obrigatória para os viajantes que se deslocavam em peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa. Aí, inicialmente foi construído um nicho, onde os almocreves depositavam as esmolas que, com o passar do tempo, foram aumentando. Com elas edificou-se a construção da capela de Nosso Senhor dos Caminhos. Mais tarde, em 1909 procedeu-se à construção de uma capela maior, que após ultrapassados vários obstáculos, entre eles a falta de verbas, o Santuário ficou concluído. Paralelas à igreja, formando um rectângulo, em todo o comprimento do adro, aquelas quinze colunas, do melhor granito regional, grossas e altas de mais de sete metros, dispostas em duas filas no sentido nascente-poente e separadas umas das outras pelo espaço de cerca de sete metros, também, formam um conjunto deveras impressionante. Ainda assim, o projecto inicial não foi concluído, podendo observar-se pedras e capitéis trabalhados no recinto do santuário. Esta arquitectura religiosa apresenta o seu exterior em granito e possui, ainda, as famosas imagens e grupos esculturais de Nosso Senhor dos Caminhos, em número do doze, a representar a vida de Cristo, desde a Anunciação até ao Calvário.
A festa em honra de Senhor dos Caminhos, celebra-se no Domingo da Santíssima Trindade (8º Domingo depois da Páscoa), vêem milhares de pessoas, vindas de todo do país.
Recordo esta festa com uma certa nostalgia, lembro o caminho percorrido a pé, desde a nossa aldeia, passando por vários locais numa caminhada peregrina até ao santuário, que no final da cerimónia religiosa, acabava sempre com uma merenda no meio do pinhal, eram milhares de pessoas em volta das mesas improvisadas por uma manta estendida no chão, mas repletas de iguarias preparadas na noite anterior para serem consumidas por toda a família e amigos, que em pé comiam alegremente com a passagem do garrafão em volta.
O fascínio do Senhor dos Caminhos agarra-se aos visitantes e peregrinos e nunca mais os larga. Quem lá vai uma vez tem sempre vontade de lá voltar.
Actualmente, são visíveis os esforços para que o santuário retome a fama que teve outrora, de local de grande piedade e manifestação pública de fé.
Num enquadramento natural de grande beleza, sobranceiro a uma austera penedia e junto ao rio Vouga que corre ainda límpido a pouca distância, o parque do N.S. dos Caminhos é bastante utilizado para piqueniques durante os meses de verão, aproveitando as mesas e bancos de pedra existentes para esse efeito e servido por várias fontes de nascente.
Um local fascinante a visitar.
Conselho de Sátão o municipio mais antigo de Portugal
Sátão é uma vila portuguesa no Distrito de Viseu, região Centro e sub-região do Dão-Lafões, com cerca de 3 700 habitantes.
É sede de um município com 198,40 km² de área e 13 144 habitantes (2001), subdividido em 12 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios de Moimenta da Beira e Sernancelhe, a leste por Aguiar da Beira, a sul por Penalva do Castelo, a oeste por Viseu e a noroeste por Vila Nova de Paiva.
O concelho de Sátão recebeu foral em 1111, sendo por isso a vila e o município mais antigo de Portugal com foral dado pelo primeiro rei de Portugal D. Afonso Henriques.
Fonte: Wikipédia
sábado
Está comprometida a ligação Sátão - Viseu
A ligação entre o Sátão e Viseu por ‘auto-estrada’ parece estar comprometida, afirmou o presidente da autarquia satense, Alexandre Vaz. Daí que os deputados do PSD, na Assembleia da República, queiram respostas do Governo quanto ao ‘honrar’ dos ‘compromissos assumidos da ligação em quatro faixas de rodagem entre as duas localidades.
Em Março, último, foi contratualizado o estudo prévio da variante à EN229 entre Viseu e o Sátão em perfil de auto-estrada. O qual deveria estar pronto no quarto trimestre de 2009, sendo depois submetido à avaliação de impacte ambiental.
A variante anunciada ‘terá uma extensão de 15 km e um custo aproximado de 15 milhões de euros. O objectivo desta via é fazer a ligação mais rápida e com mais segurança à capital de Distrito (Viseu) e à rede de alta capacidade’, adiantou-se, então, no Salão Nobre dos Paços do Concelho do Sátão. O ‘NV’ estava lá.
O processo da nova ligação entre o Sátão e a A25-Viseu foi iniciado em Julho de 2008.
Alexandre Vaz presidente da Câmara Municipal do Sátão disse, relativamente à nova estrada, querer ‘ver para crer’, reafirmando que ‘é precisa a ligação a Viseu com quatro faixas’, atendendo ao fluxo de tráfico diário superior a 10.000 viaturas’. Agora, face à informação que tem, a dita nova estrada ficará apenas com duas faixas de rodagem, recuando-se imenso face ao que fora protocolado. A ser verdade é lamentável o que se vai adiantando! O Governo (o mesmo de então) anuncia uma coisa e faz outra, prática que parece ainda estar a dar frutos eleitorais…
Fonte: noticias de Viseu
quinta-feira
Sátão Capital do Míscaro
Parabéns pela iniciativa, é justa homenagem ao Presidente do nosso conselho, “ Sátão Capital do Míscaro “, um orgulho para nós Satenses.
Estive na primeira edição em 2007, diga-se, a organização um pouco atabalhoada , era um facto ser a primeira vez, daí a falta de maturidade, mas, também pela falta dos preciosos míscaros, logo de manhã cerca das 10 horas.
Deu para perceber, que a iniciativa não ficaria por aí, havia ambição… e pimba, no ano seguinte, a organização bem mais organizada, com os restaurantes a aderiram em massa e confeccionaram pratos típicos com míscaros que fizeram sucesso nas mesas tradicionais do certame, pelas famosas barraquinhas, sempre com a animação beirã, folclore, e artistas no palco, entre outras actividades.
Desde então ficou a promessa do Presidente do Município, que no próximo ano seria criada a Confraria do Míscaro para que se possa não só divulga-lo, como também protegê-lo e certificá-lo.
Vamos ver, de qualquer forma, aplaudo… fico na expectativa para este ano.
Fotos do segundo ano do certame ( 2008 ), já bem mais animadoras e prometedoras para anos seguintes
"Como começam as zangas..."
A minha mulher sentou-se no sofá junto a mim enquanto eu passava pelos canais.
Ela perguntou:
- O que tem na TV?
Eu disse:
- Pó.
E a zanga começou...
============ ========= ========= =========
Quando cheguei a casa ontem à noite, a minha mulher exigiu que a levasse a algum lugar caro.
Então eu levei-a ao posto de gasolina.
E então a zanga começou...
============ ========= ========= =========
A minha mulher e eu estávamos sentados numa mesa na reunião do liceu, e eu fiquei a olhar para uma moça bêbada que balançava seu copo de cerveja enquanto estava sozinha numa mesa próxima.
A minha mulher perguntou:
- Conhece-la?
- Sim. (disse eu) Ela é minha antiga namorada... Eu sei que ela começou a beber logo depois de nos separarmos há tantos anos e pelo que sei ela nunca mais ficou sóbria.
- Meu Deus! Quem pensaria que alguém pudesse ficar a celebrar durante tanto tempo?
E então a zanga começou...
============ ========= ========= =========
Depois de me reformar, fui até à Seg. Social para poder receber a reforma. A mulher que me atendeu solicitou o meu bilhete de identidade para verificar a idade. Procurei nos bolsos e percebi que o tinha deixado em casa.
A funcionária disse que lamentava, mas teria que o ir buscar a casa e voltar depois. Mas, disse-me:
- Desabotoe a camisa.
Então, desabotoei-a deixando expostos os meus cabelos crespos prateados e ela disse:
- Este cabelo prateado no seu peito é prova suficiente para mim.
E processou a minha reforma.
Quando cheguei a casa, contei entusiasmado o que ocorrera à minha mulher. E ela disse:
- Por que não baixaste as calças? Poderias ter conseguido invalidez permanente também...
E então a zanga começou...
============ ========= ========= =========
A mulher está nua, a olhar para o espelho do quarto. Não está feliz com o que vê e diz para o marido:
- Sinto-me horrível, pareço velha, gorda e feia. Realmente preciso de um elogio teu.
O marido retruca
- A tua visão está perto da perfeição.
E então a zanga começou...
============ ========= ========= =========
Levei a minha mulher ao restaurante. O empregado anotou o meu pedido primeiro.
- Quero picanha mal-passada, por favor.
O empregado interroga:
- O Senhor não está preocupado com a vaca louca?
- Não, ela mesma pode fazer o seu pedido. - respondi.
E então a zanga começou...
____________ _________ _________ _________ _____
O marido volta do Médico e a mulher, toda preocupada, pergunta-lhe:
- E então, o que disse o Médico?
De pronto, ele respondeu:
- A partir de hoje, não faremos mais amor, estou proibido de comer coisas gordas.
E então a zanga começou...
Magustos de S. Martinho
Antigamente, nas nossas aldeias, tudo era pretexto para as pessoas se juntarem e se divertirem.
Após as colheitas e vindimas, em que o trabalho era intenso, chegava a época das castanhas. Quem tinha castanheiros, assava as castanhas nas lareiras de suas casas, umas vezes nas brasas da fogueira, outras usando um assador improvisado, furando um tacho velho ou uma lata. No largo da capela, juntavam-se algumas pessoas e fazíamos um magusto, isto é: assavam-se as castanhas numa fogueira feita com a caruma seca dos pinheiros. A acompanhar as castanhas, para não ficarmos embuchados e ajudar à festa, bebia-se água-pé, vinho, ou jeropiga.
Nestes magustos, as pessoas divertiam-se não só comendo as castanhas, como enfarruscando-se uns aos outros. Muitas vezes, os rapazes aproveitavam para se aproximarem mais das raparigas e começarem os namoricos pois nessa época, ou só em ocasiões festivas isso era possível.
Hoje é dia de S. Martinho
Certo dia, sob o vendaval e a neve, equipado e armado, montado a cavalo, S. Martinho viu um mendigo seminu, tiritando de frio, estendendo para ele a sua pobre mão ossuda e congelada.
O Santo parou o cavalo, tomou com caridade a mão desse abandonado e, em seguida, tomou da espada, cortou pelo meio a sua capa de agasalho, deu metade dela a esse miserável peregrino e, envolto na outra metade, sacudiu a rédea e prosseguiu através da tormenta, do vento e da neve.
Subitamente, porém, no caminho do soldado, a tempestade desfez-se, amainou o tufão e a geada, o céu descobriu instantaneamente, como por encanto, a sua profundidade límpida e azul, e um sol acariciante e resplandecente inundou a terra de alegria e vestiu de luz e calor esse cavaleiro caridoso.
Deus, reconhecido, para que não se apagasse da memória dos homens a notícia deste acto de bondade, praticado por um dos seus eleitos, dispôs que em cada ano, na mesma época em que S. Martinho se desfez da metade da capa, por alguns dias se interrompesse o Inverno, cessasse o frio, sorrisse o céu e a terra, e um calor saudasse a natureza, sempre insensível à vontade dos homens, em memória daquele que, em certo dia, humilde soldado, trotando a sós por um caminho, desafiou e venceu a fúria insuperável dos elementos.
E por isso se chama o "Verão de S. Martinho"
PROVÉRBIOS POPULARES (S. MARTINHO)
- No dia de S. Martinho vai à adega e prova o teu vinho.
- Mais vale um castanheiro do que um saco com dinheiro.
- Dia de S. Martinho fura o teu pipinho.
- Do dia de S. Martinho ao Natal, o médico e o boticário enchem o teu bornal.
- Pelo S. Martinho mata o teu porquinho e semeia o teu cebolinho.
- Se o Inverno não erra caminho, tê-lo-ei pelo S. Martinho.
- Se queres pasmar teu vizinho lavra, sacha e esterca pelo S. Martinho.
- Dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho.
- Pelo S. Martinho, prova o teu vinho, ao cabo de um ano já não te faz dano.
- Pelo S. Martinho mata o teu porco e bebe o teu vinho.
- Pelo S. Martinho semeia favas e vinho.
- Pelo S. Martinho, nem nado nem cabacinho.
- Água-pé, castanhas e vinho faz-se uma boa festa pelo S. Martinho.
quarta-feira
Do Alentejo p'ró mundo
Cartão de crédito do Benfica rende cada vez mais
Clube tem 31 golos marcados nesta altura
Cartão de crédito que une o clube ao banco público paga até dois euros por cada golo marcado na Liga.
Arranque de época demolidor do Sport Lisboa e Benfica. Passadas dez jornadas, o clube da Luz está no primeiro lugar da Liga Sagres, em igualdade com o Braga, com oito vitórias e 31 golos marcados. Além das alegrias que tem dado a todos aqueles que se deslocam ao Estádio da Luz, o rendimento ofensivo do Benfica em mais de trinta anos está a dar dinheiro aos sócios e adeptos, avança o «Diário Económico».
Lançado há dois anos, o cartão de crédito Benfica da Caixa Geral de Depósitos (CGD) conta, segundo fonte oficial do banco, com um número de adesões já próximas dos 20 mil.
Tendo em conta que o cartão destinado aos adeptos - o Benfica Adepto - dá 1,5 euros por cada golo marcado, a CGD poderá já ter pago 930 mil euros a todos os adeptos aderentes do cartão. Não é possível apurar o valor definitivo uma vez que o prémio a pagar por golo está indexado ao gasto que o cliente faça mensalmente com o cartão, entre um mínimo de 150 e um máximo de mil euros.
«Tem sido evidente o crescimento das adesões aos cartões Benfica. Esperamos que os sócios e adeptos continuem a aderir como até aqui. De realçar o arranque promissor da equipa do Benfica, que tem alavancado estes resultados», revelou ao mesmo jornal fonte oficial da CGD.
Estes Benfiquistas!!!!
Estes benfiquistas, andam inchados.
Vejam só o que inventam, para gozar com a nossa pobreza.
Vai haver uma fusão entre o Sporting Club de Portugal, o Belenenses e o Atlético.
Já foi escolhido o símbolo desta fusão:
Um Leão com uma Cruz às costas a caminho do Calvário...
(Depois não digam que os sportinguistas não têm sentido de humor, ainda estou para ver um lampião ter esta grandeza de alma e certeza das suas convicções para conseguir fazer humor consigo próprio)...
sábado
Como beber e saborear um bom vinho
Quer seja um apreciador ou não, a verdade é que o vinho se tornou um verdadeiro símbolo de estilo e até de sex appeal. Um homem com conhecimentos sobre o vinho que bebe é alguém que é olhado com respeito e mesmo com admiração. Quer seja num jantar sensual partilhado com alguém, ou mesmo num jantar de negócios, saber apreciar um bom vinho é sempre certo de causar boa impressão. Sirva-se das nossas dicas para saber como ser um verdadeiro expert na arte de saborear um bom vinho e impressione.
1. Olhe para o vinho especialmente à volta do copo. Movimentar um pouco o copo pode ajudar a ver melhor a cor do vinho a mudar, do centro para as extremidades. Segurar o copo em frente a um fundo branco, como uma parede, é outra boa maneira de ver a verdadeira cor do vinho. Procure observar a cor do vinho bem como a sua claridade. Os vinhos brancos tornam-se mais escuros quanto maior a sua idade; o vinho tinto perde a sua cor avermelhada tornando-se numa cor mais escura e forte, um pouco mais acastanhada, deixando por vezes até um pouco de sedimento no fundo da garrafa. Esta altura é uma boa altura para cheirar o vinho e verificar os odores, que podem indicar que o vinho está estragado.
2. Gire o vinho no copo. Isto serve para misturar o oxigénio com o vinho, que irá suavizar os taninos (sabores da casca da uva) de um vinho jovem. Também deve espalhar o vinho na superfície do copo, para que o álcool do vinho evapore um pouco.
3. Enquanto estiver a girar o vinho no copo, repare na viscosidade do vinho, note como o vinho escorre na superfície do copo. Os vinhos mais viscosos dizem-se vinhos com “pernas”, e são normalmente mais alcoólicos.
4. Cheire o vinho. Inicialmente deve segurar o copo um pouco distanciado do nariz. Depois deve colocar o nariz um pouco dentro do copo, e verificar o que é que o cheiro lhe diz.
5. Dê um gole no vinho, mas não engula já. Role o vinho na boca, expondo-o a todas as papilas gustativas. Faça isto durante alguns segundos antes de o engolir dando tempo para pensar nos sabores que está a experimentar. Inspire pelo nariz enquanto movimenta o vinho na boca. Isto aumenta o sabor do vinho.
6. Tome outro gole, mas desta vez induza ar no mesmo. Sorva o vinho (sem fazer barulho). Note as diferenças subtis entre o sabor e a textura.
7. Note o sabor final que resta na boca quando engole o vinho. Quanto tempo dura esta sabor? Gosta do sabor?
8. Os vinhos têm 4 componentes básicos: sabor, taninos, álcool e acidez. Muitos enólogos crêem que um bom vinho deve ter um bom balanço destas quatro características. A idade e a decantação suavizam os taninos. A acidez suaviza com a idade de um vinho. O sabor frutado aumenta e decresce durante a vida de um vinho. O álcool mantém-se o mesmo. A junção destes factores contribui para saber quando deve beber ou decantar um vinho.
9. Fica aqui uma lista de sabores encontrados nas mais comuns variedades de vinhos:
Cabernet – frutos escuros, especiarias verdes
Touriga – aromas florais, ameixa
Merlot –frutos negros, especirias verdes, floral
Zinfandel - frutos escuros , especiarias negras
Syrah – frutos negros, especiarias negras.
Pinot Noir – frutos vermelhos, floral, ervas
Chardonnay –Maçã, pêra, pêssego
Sauvignon Blanc – Uvas, lima, melão
O envelhecimento em carvalho causa ao vinho um sabor abaunilhado ou sabor a frutos secos.
10. Não se esqueça se estiver a servir o vinho, deve de o servir no copo correcto. Os copos mais largos são para os vinhos tintos, e os mais pequenos e estreitos são para os vinhos brancos.
11. Antes de mais, faça experiências com diferentes alimentos acompanhados com um tipo de vinho e compare a mudança de sabores que os alimentos provocam quando misturados com o vinho. Com os vinhos tintos experimente queijos de boa qualidade, chocolate e bagas. Com vinho branco experimente maçãs, peras e frutos citrinos. Combinar o vinho com certos alimentos é mais complicado do que vinho tinto com “carne” e vinho branco com peixe. Sinta-se livre de beber o vinho que desejar com o tipo de comida que quiser, mas lembre-se que uma combinação perfeita dá muito mais prazer que uma menos perfeita.
12. Se estiver a servir o vinho em sua casa, saiba que a maioria do vinho depois de aberto não dura mais do que um par de dias; o vinho tornar-se-á em vinagre, tornando o vinho não bebível.
Mas, se quiser aprofundar mais, eis uma dica, CLICAR EM BAIXO
http://clubedevinhos.com/artigos
Paulo Bento sai do Sporting
A justiça portuguesa está de parabéns!
Depois de anos e anos a batalhar eis que surgem os primeiros resultados.
• Desde a morte de Francisco Sá Carneiro e do eterno mistério que a rodeia,
• Ao desaparecimento de Madeleine McCann,
• Ao caso Casa Pia
• Do caso Portucale
• Operação Furacão
• Da compra dos submarinos
• Às escutas ao primeiro-ministro
• Do caso da Universidade Independente
• Ao caso da Universidade Moderna
• Do Futebol Clube do Porto
• Ao Sport Lisboa Benfica
• Da corrupção dos árbitros
• À corrupção dos autarcas
• De Fátima Felgueiras
• A Isaltino Morais
• Da Braga parques
• Ao grande empresário Bibi
• Das queixas tardias de Catalina Pestana
• Às de João Cravinho
• Dos doentes infectados por acidente e negligência de Leonor Beleza com o vírus da sida
• Do miúdo electrocutado no semáforo
• Do outro afogado num parque aquático
• Das crianças assassinadas na Madeira
• Do mistério dos crimes imputados ao padre Frederico
• Do autarca alentejano queimado no seu carro e cuja cabeça foi roubada do Instituto de Medicina Legal
• A miúda desaparecida em Figueira
• Todas as crianças desaparecida antes delas, quem as procurou
• As famosas fotografias de Teresa Costa Macedo. Aquelas em que ela reconheceu imensa gente 'importante', jogadores de futebol, milionários, políticos.
• Os crimes de evasão fiscal de Artur Albarran
• Os negócios escuros do grupo Carlyle do senhor Carlucci em Portugal.
• O mesmo grupo Carlyle onde labora o ex-ministro Martins da Cruz, apeado por causa de um pequeno crime sem importância, o da cunha para a sua filha.
• E aquele médico do Hospital de Santa Maria, suspeito de ter assassinado doentes por negligência
Pois é... a justiça portuguesa está de Parabéns!
Depois de anos e anos a batalhar eis que surgem os primeiros resultados.
Prenderam um jovem que fez um download de música ...
YEAAAAAAAAH!... VIVA!!!!
Primeiro português condenado à prisão por pirataria musical na Internet!...
O Indivíduo poderá passar entre 60 a 90 dias atrás das grades por ter feito o download e partilhado música ilegalmente com outros utilizadores!...
Mais um amigo que nos deixou
As Duas Igrejas ficou mais pobre.
Perder alguém que amamos não é nada fácil... é difícil dizer adeus... mas fica no coração a paz e serenidade, da coisas maravilhosas, que fornecem a força exacta que preciso para aceitar a única certeza da vida: a morte.
Um homem com força, perseverança e vontade de viver com todo o contexto de sua vida, sem sombra de dúvidas viveu até a última gota de vida na esperança de lutar e mais uma vez vencer.
Trabalhou muito... até que no dia 05 de Novembro de 2009, O tio Ângelo Coroado, descansou de toda a sua jornada. Estará agora a descansar na paz do nosso Senhor Jesus Cristo.
terça-feira
Quem escreveu isto é um génio
MANIFESTO politico ANTES DA POSSE
O nosso partido cumpre o que promete.
Só os tolos podem crer que
não lutaremos contra a corrupção.
Porque, se há algo certo para nós, é que
a honestidade e a transparência são fundamentais.
para alcançar os nossos ideais
Mostraremos que é uma grande estupidez crer que
as máfias continuarão no governo, como sempre.
Asseguramos sem dúvida que
a justiça social será o alvo da nossa acção.
Apesar disso, há idiotas que imaginam que
se possa governar com as manchas da velha política.
Quando assumirmos o poder, faremos tudo para que
se termine com os marajás e as negociatas.
Não permitiremos de nenhum modo que
as nossas crianças morram de fome.
Cumpriremos os nossos propósitos mesmo que
os recursos económicos do país se esgotem.
Exerceremos o poder até que
Compreendam que
Somos a nova política.
DEPOIS DA POSSE
Basta ler o mesmo texto acima, DE BAIXO PARA CIMA
Lindo ... Coisas da Mãe Natureza
Elefante - Parto espectacular . . .
O bebe elefante pesa só.... 118kg
Documentário sobre o nascimento de um elefante
em Bali, Indonésia - 9 Set 2009
Observe-se o desempenho excepcional da mãe após a expulsão do bebe. Você vai gostar de ver ! Assista ao parto.
Para ampliar a tela (tela cheia), clique à direita do vídeo,
no quadradinho preto.
CLICAR NO LINK ABAIXO
http://www.dumpert.nl/mediabase/656611/d1dfcfee/live_olifant_geboorte_tv
segunda-feira
Até sempre Amigo SÉRGIO
Estou triste, muito triste.
Estas são aquelas palavras, que desejaria nunca ter de escrever.
Foi com grande mágoa, que acabei saber que perdemos mais um amigo.
Para alguns, desconhecido, para outros um amigo.
O SÉRGIO DO CARVALHAL, como te conhecia.
Sempre alegre, o SÉRGIO, sabia guardar perto de si os amigos. Conservava-os. Cultivava a amizade como ninguém.
Onde quer que estejas,amigo,um até sempre. Descansa em paz. Essa paz que a doença te roubou nos últimos tempos e que não quis despedir-se de ti...em paz. Adeus. ATÉ SEMPRE.
Nesta hora de grande dor, deixo sentidas condolências à sua família. Da nossa Terra, conquistou com a sua alegria, o seu sorriso e a sua sinceridade.
Quem tem um amigo,
mesmo que um só,
não importa onde se encontre,
jamais sofrerá de solidão;
poderá morrer de saudades,
mas não estará só.
Visitas ao Blog da nossa Terra
Impressionante o número de visitas ao nosso blog.
Desde que iniciamos até hoje, temos um bonito número de visitas de 1813, memorável...
Será justo dizer, que ainda temos valor, ainda muitos dos nossos conterrâneos, gostam de saber algumas novidades da nossa terra, das nossas gentes.
Estaremos aqui para informar, divulgar, criticar, e reconhecer o bem que também é feito, mas também, tentar fazer chegar o bom nome da nossa Terra o mais longe possível, saber que existimos, estamos no mapa e bem vivinhos.
Obrigado a todos quantos nos visitam.
Subscrever:
Mensagens (Atom)