sábado

Valeu a pena...

 

UM DIA HISTÓRICO PARA O VALE DA RIBEIRA

Festa é festa, mas, é com um enorme carinho, que saúdo vivamente a tão esperada alteração dos festejos de santa Barbara para o mês de Agosto.
Desde à muitos anos que o povo se vai manifestando pela subida ao monte de Santa Bárbara em procissão em Agosto, tempo em que os emigrantes passam as sua merecidas férias na sua terra natal, aproveitando a ocasião, muitos ou mesmo todos, sentiam uma enorme ansiedade em participar nos festejos desta Santa tão carinhosa.
Hoje o monte vai ser pequeno demais, para esta gente de coração enorme.
Também sinto um orgulho enorme, porque era um desejo meu sempre lutei para que isto fosse uma realidade, por vezes sendo bastante criticado e injustiçado, mas, todos juntos, conseguimos abarrotar de alegria muitos corações dos emigrantes e especialmente das pessoas mais idosas, que em Dezembro quase sempre muito chuvoso, não se podiam deslocar ao monte para venerar a Santa que tanto adoram.


Vasco Rodrigues



2 comentários:

Anónimo disse...

Queriam tanto a Festa da Santa Barbara no mês de Agosto , não foi para os emigrantes colocarem os péz ao caminho na procissão com os belicimos Andores e subir o belo monte acima, pouquissimas pessoas foram a pé. Rediculo e vergonhoso é fazerem a vontade a meia duzia de "senhores" emigrantes e não só.
Hipocresia

Anónimo disse...

O povo quer é festa...
Mas correu bem para aqueles que pensavam que nunca mais iriam ver e ajudar na preparação e no arranjo dos andores para a festa de Santa Barbara, que nunca mais levam a cruz ou os guiões ao monte, para esses valeu a pena a mudança para Agosto.
Agora foi uma vergonha na saída da procissão das Duas Igrejas, contava-se o povo que ai se encontrava para acompanhar a belíssima imagem da Sr.ª dos Altares ao monte de Santa Barbara, para esses nem no inverno nem no verão, onde está a alegria do povo… onde está a devoção… corações cheios de emoção só se fosse no interior das suas viaturas, porque pés ao caminho vimos poucos pelo menos do povo das Duas Igrejas.
Vamo-nos deixar de hipocrisias, vamos deixar aos nossos filhos heranças e exemplos vivos, a festa da Santa Barbara faz-se de gente com vontade de palmilhar os caminhos duros da SERRA, seja no INVERNO ou no VERÃO.